Breadcrumbs

Vagas 20 na modalidade EaD (a distância)
Duração 6 semestres (3 anos)
Ingresso Por meio de Vestibular, realizado duas vezes por ano
Orientadora de polo Profª Me.  Téssia Berber Teixeira Maranha
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Diferencial em relação aos demais cursos da Fatec Franca

O curso de Gestão Empresarial EaD é totalmente a distância, do início ao fim, ou seja, durante todo o período que o aluno estiver matriculado. O acesso ao curso é realizado mediante o uso de código e senha pessoais do aluno a um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Plataforma Moodle), no qual estará disponível todo o conteúdo das disciplinas. O aluno poderá acessar e estudar o material no horário que achar mais conveniente.

A cada semestre, o aluno deverá concluir um conjunto de disciplinas. Cada disciplina prevê 4 (quatro) atividades online e 3 (três) provas presenciais (1º bimestre, 2º bimestre e provas subtitutivas). Em tempos de pandemia, as provas estão sendo realizadas online.

Atualmente, o curso está sendo reestruturado, podendo haver mudanças quanto ao processo de organização das disciplinas e à aplicação das provas. Os alunos serão informados das eventuais alterações quando a reestruturação estiver concluída.

Perfil profissional

  • Elaboração e implementação de planos de negócios, com métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial. Processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos.
  • Desenvolvimento de competências relacionadas a atitudes e habilidades profissionais.

Objetivos do curso

Geral

Propiciar a graduação de profissionais de Gestão Empresarial que possam contribuir para a inovação e melhoria de processos nas organizações, se antecipar aos problemas, resolvendo-os e assim poder minimizar custos e maximizar benefícios da atividade econômica empresarial, dentro de perspectiva ética e sustentável dos negócios.

Específicos

A organização curricular de todas as atividades do curso visa desenvolver com os estudantes conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para o desenvolvimento social e econômico regional e do país, por meio do empreendedorismo, capitaneado por profissionais capacitados, e com isso minimizar a mortalidade de empresas, principalmente as PMEs, permitindo o sucesso empresarial das mesmas e de seus tutores e idealizadores dos projetos.

Competências

O graduando deve demonstrar atitudes e habilidades a seguir relacionadas.

  • Atitudes:
    • Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional.
    • Formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente.
    • Formação técnica e científica para atuar na Gestão de pequenas e médias empresas, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais.
    • Competência para empreender ações, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações.
    • Capacidade para atuar de forma multidisciplinar.
    • Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança.
  • Habilidades Profissionais:
    • Mobilizar os recursos disponíveis para o encaminhamento de soluções apropriadas para os mais diversos contextos organizacionais.
    • Lidar com pessoas, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe, de comunicação e de negociação visando à autonomia para tomada de decisão.
    • Desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades de gestão voltada aos negócios de pequeno e médio portes.
    • Diagnosticar cenários visando o estabelecimento de um empreendimento (negócio).
    • Analisar a viabilidade econômico-financeira da implantação de empreendimentos.
    • Articular os conhecimentos, alinhando a teoria com a prática vivenciada, para a tomada da melhor decisão ou fazer o encaminhamento mais adequado.
    • Avaliar os impactos do empreendimento.

Corpo docente

No curso, há quatro tipos de professores:

  1. Professores Autores: responsáveis pela elaboração do conteúdo de cada disciplina e das provas.
  2. Professores Mediadores Online: responsáveis pela aplicação de trabalhos e acompanhamento do seu desenvolvimento na disciplina no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
  3. Professor responsável pelo estágio: responsável pela orientação e organização do estágio obrigatório.
  4. Professor responsável pelo Trabalho de Graduação: responsável por orientar o trabalho de graduação dos alunos do curso de GE, conforme o projeto pedagógico do curso.

Matriz curricular

Loading...

Projeto pedagógico

Loading...