Breadcrumbs

SEGUNDO PROTOCOLO SANITÁRIO INSTITUCIONAL – CENTRO PAULA SOUZA

RESTRIÇÕES PARA ATIVIDADES PRESENCIAIS – NÃO será permitida circulação de pessoas nos espaços destinados ao acervo da biblioteca.

SERVIÇOS DA BIBLIOTECA (EMPRÉSTIMO) - as solicitações de materiais para empréstimo poderão ser antecipadas, via e-mail institucional da biblioteca: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (16) 3702-3204 / Ramal: 220, reduzindo, assim, o período de circulação.

DEVOLUÇÕES – as devoluções serão devolvidas em caixas localizadas na entrada da biblioteca, para que os usuários depositem os materiais de devolução, de modo que os materiais sejam armazenados no local destinado ao cumprimento do período de quarentena (72 horas).

Atenção: livros devolvidos ficarão em quarentena no período citado acima. Portanto, os itens devolvidos somente poderão ser emprestados a outro usuário após o prazo de 72 horas (3 dias).

Caso prefira renovar, será possível fazê-lo até a normalização, pelo sistema Biblio CPS, identificando-se com RA e senha (CPF).

Confira, logo mais abaixo nesta página, sugestões para pesquisas online.

Quaisquer dúvidas, comunique ao e-mail da Biblioteca: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Contato

  • Telefone: (16) 3702-3204 ramal 206
  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Consulta ao acervo

Atenção para novo endereço de acesso: biblio.cps.sp.gov.br
Manual do sistema Biblio CPS (arquivo em formato PDF)

Usuários e funcionamento

Categorias de usuários

  1. Alunos – podem efetuar empréstimo domiciliar;
  2. Funcionários da Instituição – podem efetuar empréstimo domiciliar;
  3. Professores da Instituição – podem efetuar empréstimo domiciliar;
  4. Usuários da comunidade em geral – podem consultar no local da biblioteca, mas não podem efetuar empréstimo domiciliar.

A Biblioteca oferece aos alunos, professores e funcionários da FATEC:

  • Empréstimo
    • Alunos: até 3 ítens por pessoa (de títulos diferentes) pelo período de 7 (sete) dias;
    • Professores: até 7 itens por 14 (quatorze) dias.
  • Normalização Bibliográfica: orientações quanto às normas da ABNT (serviço funciona com agendamento); 
  • Renovação: é possível renovar livros desde que não estejam emprestados ou reservados; 
  • Consulta: de livros, CDs, DVDs, jornais e revistas dentro do ambiente da Biblioteca.

Recomendações de uso da Biblioteca

  1. Identificação: apresentar carteira de estudante* ou documento de identificação (RG, CPF, CNH), para empréstimos dos livros e demais itens da biblioteca, evitando possíveis erros de identificação.
  2. Desligamento: em caso de desligamento do usuário da Instituição, fica automaticamente suspensa a prestação de serviços.
  3. Guarda-volumes: é obrigatória a guarda de bolsas, mochilas, pastas, fichários, sacolas e similares em local específico (guarda-volumes) na Biblioteca.
  4. Preservação: São de responsabilidade do usuário a segurança e preservação da(s) obras(s) até sa ua devolução no balcão de atendimento.

* Este documento é intransferível, sendo utilizado apenas pelo portador e de exclusiva responsabilidade do mesmo.

Consulta local

  • Obras de referência (dicionários, enciclopédias);
  • Periódicos (jornais, revistas);
  • Obras colocadas em regime de reserva pelos professores;
  • Livros de etiqueta dourada: exemplares com etiqueta dourada são usados somente para consulta local, ficando sempre disponível para consulta pública.

Dica: evite retirar livros das estantes puxando-os pela borda superior da lombada.

Empréstimos

  • Volumes: no caso de publicações em mais de um volume, é permitida a retirada da obra completa.
  • Obra de mesmo título e autor: não é permitido o empréstimo simultâneo de dois ou mais  exemplares da mesma obra, independente da edição.
  • Multimídias: CDs, DVDs, são liberados para empréstimo seguindo as mesmas regras dos livros.

A Biblioteca se reserva o direito de suspender o empréstimo domiciliar para realizar o inventário (trabalho interno de contagem dos documentos) do acervo.

Devolução

A devolução deverá ser realizada somente no balcão de atendimento da Biblioteca; o atraso acarretará no bloqueio do serviço de empréstimo ao usuário. Ao usuário que estiver em atraso com a entrega de materiais, será aplicada multa de bloqueio por 2 dias úteis para cada dia de atraso, multiplicado pela quantidade de obras emprestadas.

Renovação

A renovação de empréstimo de obras será permitida somente até a data programada da devolução, podendo ser feita no balcão de atendimento em posse delas. A renovação de materiais é permitida quando o material não possui reserva no nome de outro usuário, sendo efetuada na data programada da devolução e quando o usuário não possui pendências (atraso na devolução da obra) com a Biblioteca.

O usuário pode renovar o empréstimo do material tantas vezes quanto necessitar com a apresentação da obra no dia da devolução, desde que não haja reserva.

Extravio

Caso ocorra dano ou extravio será necessária a compra ou doação pelo usuário do mesmo título de edição igual ou superior. É facultado à Biblioteca o direito de optar entre estabelecer o valor da indenização ou exigir reposição por obra similar existente no mercado, quando se tratar de obra cuja edição esteja esgotada.

Internet

A Biblioteca possui computadores com acesso à Internet, de uso exclusivo para pesquisas acadêmicas.