A Fatec Franca está situada num polo regional com inúmeras possibilidades de expansão, o que inclui o ensino superior tecnológico nas modalidades presencial e a distância.

O município de Franca sempre se destacou como “a capital do calçado”, graças à produção em larga escala de quase toda a sua totalidade em calçado masculino; a indústria calçadista de Franca é responsável por boa parte da produção nacional, com grande parte da produção voltada para o mercado externo.

Criada com o objetivo de promover a educação profissional pública oferecendo cursos de graduação em Tecnologia, formando Tecnólogos dentro de referenciais de excelência, visando ao atendimento das demandas sociais e do mundo do trabalho. Houve um estudo para escolha do curso a ser oferecido, de forma que atendesse a população de acordo com seu interesse.

Iniciou sua implantação no segundo semestre de 2008, oferecendo o Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção de Calçados, com 60 (sessenta) alunos, 5 (cinco) servidores administrativos e 6 (seis) professores. Em agosto de 2010 iniciou a implantação do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Na mesma época houve a contratação dos primeiros servidores administrativos aprovados em concurso público realizado pelo CEETEPS.

Todos os cursos passam por atualizações para se adequarem sempre aos requisitos do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), deste modo, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção de Calçados alterou sua nomenclatura para Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial.

Ocupou o antigo prédio da Unesp de Franca, situado na Rua Major Claudiano, 1488, Centro, dividindo o espaço primeiramente com a Unesp e posteriormente com vários órgãos do Governo do Estado de São Paulo.

Em Julho de 2012, atendendo a orientação da Superintendência do CEETEPS, a Fatec Franca passou a ocupar parcialmente o prédio junto a Diretoria Regional de Ensino de Franca, localizada na Rua Irênio Grecco, nº 4580, Campus I, com o curso Gestão da Produção Industrial e funcionando também no prédio a Rua Major Claudiano, 1488, Campus II, com o curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

No dia 03 de julho de 2013, o prédio localizado na Rua Irênio Grecco, nº 4.580, Vila Imperador foi desocupado pela Diretoria de Regional de Ensino e a Fatec Franca finalizou a mudança no dia 01 de agosto de 2013, passando ocupar a área total do prédio e os cursos referenciados funcionando no local, podendo atender à população de Franca e região, com ensino superior tecnológico de qualidade, como vêm fazendo com seu corpo docente especializado desde sua época de criação.

No segundo semestre de 2014 iniciou o oferecimento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - modalidade à distância, EaD, e recentemente o Curso Superior Tecnológico de Gestão em Recursos Humanos, todos voltados para a área de graduação do ensino superior tecnológico, para a pesquisa tecnológica e desenvolvimento industrial e extensão universitária nas respectivas áreas.

A cidade de Franca, reconhecidamente vem se tornando um grande Polo Universitário, o que além de movimentar a economia, a torna referência na educação e pesquisa.

O prédio antigo

Provisoriamente, no seu início a Fatec Dr. Thomaz Novelino utilizou o campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), mas já com previsão de, no início do ano seguinte, passar a ocupar o antigo prédio do Centro de Formação de Magistério (CEFAM), na Vila Imperador, como sua sede definitiva.

Anteriormente, esse prédio da Unesp fora ocupado pelo “Colégio de Lourdes”, antiga escola religiosa feminina. Fundada pela Madre Maria Teodora Voiron, o colégio funcionou no prédio até 1970, quando encerrou suas atividades. Nessa data, o prédio, que ocupa todo um quarteirão no centro da cidade, próximo à catedral (Rua Major Claudiano,1488), passou a abrigar os cursos da Unesp.

Quando do início do funcionamento da Fatec em Franca, o campus novo da Unesp já estava quase totalmente pronto e quase todos os departamentos da universidade já tinham mudado para o local. Dessa forma, puderam ceder ao Centro Paula Souza inicialmente uma pequena sala na entrada da Rua Major Claudiano, na qual, com uma mesa e uma linha telefônica, o diretor Paulo Rioli recebia pessoas, despachava a documentação para os concursos e inscrição dos novos alunos.

Logo a Fatec recebeu também uma sala grande no térreo do edifício, onde passaram a funcionar juntas secretaria, diretoria, biblioteca e sala dos professores; as aulas eram ministradas em uma pequena sala do primeiro andar. Foram cedidos ainda equipamentos como um balcão (que ainda se encontra na secretaria acadêmica da Fatec), mesas e cadeiras. Então, o Centro Paula Souza começou a mandar móveis e montou-se o laboratório de informática, em outra sala do prédio.

O campus definitivo

Em 2011, a Fatec Franca, já com dois cursos (abrira também uma turma matutina de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em agosto de 2010), finalmente transferiu-se para o prédio do CEFAM (R. Irênio Greco, 4580 - Parque São Jorge). Nesse prédio, cuja construção se iniciou nos primeiros meses de 1991, anteriormente funcionou o Centro de Formação do Magistério - CEFAM, de 1992 até 2004 - e depois a Diretoria de Ensino do município.

Esse prédio começou a ser construído nos primeiros meses de 1991, pela Secretaria da Educação de São Paulo, para abrigar o Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) de Franca. Em 2004, a Diretoria Municipal de Ensino passou a funcionar também no local, dividindo o espaço, até a extinção do programa, em 2005.

Sem características arquitetônicas específicas, a construção possui um andar, salas de aula, banheiros, cantina, cozinha, quadra, casa para caseiro, jardins, espaço para estacionamento, um pátio fechado e um pequeno anfiteatro aberto. As sucessivas ocupações do prédio vêm fazendo modificações que pouco levaram à perda de suas características originais, não chegando a haver alteração da aparência original do prédio.

Atualmente, o prédio acaba de passar por reformas para adequação ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), com a colocação de corrimão em escadas e hidrantes, para-raios, central de incêndio, luzes de emergência, entre outras intervenções. Em uma segunda etapa, será instalado um elevador para a acessibilidade ao primeiro andar de pessoas com necessidades especiais de mobilidade.

Há alguns anos se arrasta um processo para a transferência do prédio da prefeitura de Franca para o Centro Paula Souza, o que exige esforços para que esse trâmite seja concluído nos próximos meses.

A fachada do campus ganhou, no mês de maio deste ano, uma placa luminosa, construída pelos alunos do 4 GPI, em projeto desenvolvido sob a coordenação do professor Alessandro Carloni. Aos poucos adequações vêm sendo feitas para que o local atenda a todas as necessidades da instituição.

Cursos

O curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial (GPI) se iniciou em outubro de 2008, tendo sido autorizado pelo Parecer 480/09, Processo CEE 283/2008, DOE 17-12-09, Seção I, p. 24 e 25. A primeira coordenadora foi a professora Mestre June Tabah, até 2016, quando começou o mandato a professora Dra. Érica Aparecida Araújo. Atualmente (2018), o curso funciona em dois turnos, matutino e noturno e está formando a 15ª turma.

O curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) se iniciou no período matutino, em de agosto de 2010 – Parecer CEE 417/2010 e Portaria CEE/GP254/2010 e o Parecer CD/CEETEPS 139/2011, DOE de 22/11/2011 ampliou 40 vagas no noturno.

O primeiro coordenador foi o professor Dr. Daniel Pires (o qual permaneceu à frente do curso até dezembro de 2011), seguido da professora Dra. Jaqueline Brigladori Pugliesi, de 2012 a 2015 e do professor Mestre Jorge Hattori, de 2016 até a atualidade. O curso possui duas turmas (matutina e noturna). Esta última, nos últimos vestibulares vem atingindo uma grande demanda, entre as maiores entre as Fatecs - 7,43 candidatos por vaga no vestibular para o primeiro semestre de 2018 e 5,6 no último concurso, para o segundo semestre de 2018.

Entre os anos de 2010 e 2012, a Fatec Franca ofereceu o curso de pós-graduação em “Formação Pedagógica”. Com aulas aos sábados, voltado para os professores das Etecs e coordenado pelo professor Dr. Daltro Carvalho, passaram pelo programa 163 alunos de várias cidades da região. Foram contratados também alguns professores de fora para ministrar algumas disciplinas.

Em agosto de 2014, a unidade se tornou polo da Educação à Distância do Centro Paula Souza, com o curso superior de Tecnologia em Gestão Empresarial (GE). A orientação do polo ficou a cargo da professora Dra. Maria Rafaela Junqueira Bruno dessa data até julho de 2017, quando assumiu o cargo a professora Mestre Maria Luiza Cervi Uzun, permanecendo até a atualidade. Apesar da grande demanda pelo curso nos vestibulares, desde o segundo semestre de 2017 o Centro Paula Souza suspendeu o vestibular para o curso, transferindo-o para a Univesp.

Tendo permanecido no cargo desde os primeiros meses da implantação até julho de 2017 a diretora Isabel Buttignon, quando da ocorrência de eleições tomou posse o professor Carlos Alberto Lucas.

No último mês de agosto (2018) começaram na unidade as aulas do novo curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (GRH) noturno, sob a coordenação do prof. Mestre Fernando Dândaro. Em seu primeiro vestibular, a demanda do curso já foi de 6,65 candidatos por vaga, uma das maiores entre as Fatecs.

Até junho deste ano (2018), a Fatec Franca formou alunos nos três cursos: 67 pessoas no GPI manhã, GPI noite 276, ADS manhã 53, ADS noite 81, GE 13, perfazendo um total de 490 alunos. Atualmente, a Fatec Franca tem 814 alunos matriculados (268 de manhã, 475 à noite e 73 no EAD).

Fonte: Fatec Franca Revista 10 anos