O Núcleo de Estudos da Linguagem (NELF) das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza trata-se de uma entidade de estudos especializados e tem por finalidade oferecer atividades de ensino e aprendizagem, incluindo-se aqui a avaliação de línguas estrangeiras, materna, LIBRAS e BRAILLE, de acordo com as necessidades e interesses da Unidade, por meio das modalidades de cursos, oficinas, palestras, aplicação de exames e eventos culturais para professores, alunos e comunidade externa (Artigo 1º  do Regimento).

Encontra-se abaixo o currículo dos professores que integram o NELF Franca.

Corpo docente

Profª Me. Flávia Herker Lopes (Coordenadora)

Possui graduação em Letras pela Universidade de Franca (1996), especialização em Língua Inglesa pela Universidade de Franca (1997) e mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2003). Atualmente é professora de Língua Inglesa na Faculdade de Tecnologia de Franca - ´Dr. Thomaz Novelino´ (FATEC), nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Gestão de Recursos Humanos e Coordenadora do NELF da Fatec Franca (Núcleo de Estudos da Linguagem das Fatecs), que tem por finalidade oferecer atividades de ensino e aprendizagem para professores, alunos e comunidade externa. Ministra, também, aulas de Literatura Inglesa e Norte-Americana no curso de Letras do Centro Universitário Uni- FACEF e participa do Projeto Social “Projeto Capacitação profissional/Ensino de Língua Inglesa”, no Centro Universitário de Franca Uni-FACEF, em parceria com o Instituto Pró-Criança, com o Projeto: Holiday Project – Holidays and Special Days. Tem experiência no ensino de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: interação em sala de aula, competência comunicativa, métodos e abordagens no ensino de línguas estrangeiras, ensino comunicativo de línguas e o ensino de língua inglesa através do texto literário.

Profª Drª Liene Cunha Viana

Liene Cunha Viana possui doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Professora da FATEC Franca, tem experiência na área de Letras (Literatura) e Comunicação Social, com ênfase em Comunicação Empresarial. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação empresarial, comunicação e expressão, literatura portuguesa, literatura e história, estudos culturais, análise literária, educação a distância e metodologia da pesquisa.

Profª Me. Márcia Helena Venâncio

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Franca (1997) e mestrado em Ciências e Práticas Educativas pela Universidade de Franca (2004). Atualmente é professora titular de língua inglesa e prática de ensino de língua Inglesa do Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF) no Curso de Letras e professora de língua inglesa na FATEC Franca- Faculdade de Tecnologia Dr. Thomaz Novelino, nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial e Gestão de Recursos Humanos. Coordenadora pedagógica das aulas de língua inglesa do projeto pró-criança em parceria com o Uni-FACEF. Tem experiência no ensino de língua inglesa atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua inglesa; aquisição/aprendizagem; produção oral.

Profª Drª Maria Sílvia Pereira Rodrigues-Alves Barbosa

Tem PÓS-DOC em Linguística, é DOUTORA e MESTRE em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP de Araraquara e ESPECIALISTA em Língua Portuguesa e Literatura. Possui graduação em Letras Português Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e pela Universidade Nacional de Rosário, Argentina. É membro do Grupo PARE (Pesquisa em Argumentação e Retórica), certificado pelo CNPq, e da APEESP (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo). Atualmente é DOCENTE de Língua Espanhola do Curso de Letras do Uni-FACEF e da FATEC-Franca. Tem experiência nas áreas de Língua Espanhola (língua, formação de professores e pronúncia), Linguística (Retórica e Fonética e Fonologia), Metodologia de Pesquisa (escrita científica).

Profª Me. Adriana de Brito Gosuen

Possui graduação em Letras - Inglês pela UNESP - Araraquara (2002), graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca (2018), especialização em Psicopedagogia (2022), Ensino de Língua Inglesa (UNICORP - 2023) e Ensino de Linguagens (Faculdades SESI - 2023) e mestrado em Negócios Internacionais pela Universidade de Nottingham, Reino Unido (2013). Atualmente é professora VIP de inglês para negócios e preparatório para exames de proficiência e Professora de Língua Inglesa nas instituições SESI, Prefeitura Municipal de Franca e FATEC. Tem vivência e experiência profissional de doze anos no Reino Unido e mais de vinte anos de experiência como professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa para estrangeiros.

Fotos