O que é CIPA?

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é instituída pela Norma Regulamentadora nº 5 do Ministério do Trabalho através da Portaria GM nº 3214, de 8 de junho de 1978.

Ela tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Toda empresa que admita trabalhador como empregado deve constituir a CIPA.

Ela é composta de representantes do empregador e dos empregados em proporções iguais.

Os representes do empregador (titulares e suplentes) são por ele designado.

Os representantes dos empregados (titulares e suplentes) são eleitos por seus pares.

O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.

As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado.

Integrantes CIPA FATEC Franca Gestão 2022/2023

# Nome Membro Tipo Função
1 Alessandro Ramos Carloni Eleito Titular Membro Vice Presidente
2 Claudio Eduardo Paiva NDA NDA Comissão
3 Davi Maxmillan Silva NDA NDA Comissão
4 Erica Aparecida Araujo NDA NDA Diretor da Unidade
5 Fabricio Faleiros Fernandes Designado Suplente Membro
6 Jaqueline Brigladori Pugliesi NDA NDA Comissão
7 Natalie Rodrigues Alves Ferreira de Andrade Designado Titular Membro Presidente

Gestões anteriores

Plano de Trabalho

  1. Atividades Mensais CIPA. Seguir Cronograma de Atividades Mensais da CIPA. Realizar todas as atividades propostas pela CIPA durante a Gestão 2022/2023 (de 26/10/2022 á 20/10/2023)
  2. Reunião mensal da comissão CIPA FATEC Franca 2022/23. Reunir mensalmente a comissão da CIPA para discutir objetivos e metas.  
  3. Validades dos Extintores:    Verificação das datas de validade dos extintores      Verificar as validades dos extintores do prédio da FATEC Franca. (01/11/2022 a 22/12/2022)           
  4. Mapa de Risco: Criação do Mapa de Riscos. Criar mapa de riscos para identificar riscos no prédio da FATEC Franca (de 01/11/2022 à 23/12/2022).            
  5. SIPAT Planejamento, Organização e Promoção do SIPAT: Planejar, organizar e promover o SIPAT de 2023. De 01/11/2022 à 31/05/2023.      
  6. Implementação da PCMSO e PPRA Colaboração no desenvolvimento e implementação da PCMSO, PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho. Colaboração no desenvolvimento e implementação da PCMSO, PPRA e de outros programas de segurança. De 01/11/2022 à 20/10/2023.           
  7. Acidentes de Trabalho: Acompanhamento, monitorização, investigação e notificação de acidentes de trabalho caso ocorram. Acompanhar, monitorizar, investigar e notificar acidentes de trabalho  .         
  8. laca de controle de acidentes de trabalho. Criação de placa de controle estatistico de acidentes de trabalho (junho 2023). Informar sobre acidentes de trabalho na FATEC Franca. De 01/11/2022  a 30/06/2023.          
  9. Prevenção de Acidentes: Apresentação de vídeos educativos sobre prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Informar forma de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.            
  10. Processo Eleitoral CIPA 2023/2024   Elaboração de Processo Eleitoral da CIPA 2023/2024 (agosto) Promover a eleição da comissão da CIPA 2023/2024. De 01/08/2023 a 27/10/2023.         
  11. Adequação do Prédio para Acessibilidade: Solicitação e adequações para acessibilidade do Térreo do Prédio. Adequar o térreo do prédio da FATEC Franca para acessibilidade. De 01/11/2022  a 30/03/2023.           
  12. Palestras educacionais: Palestras educativas trimestrais com equipe de bombeiros do município.  Informar e preparar ouvintes para prevenção de acidentes.          
  13. Promoção de ações de saúde. Ações de promoção de saúde mensais, seguindo o calendário do Ministério da Saúde. Promover campanhas de saúde seguindo o calendário do Ministério da Saúde.           
  14. 14. Divulgação das ações da CIPA: Divulgação no site FATEC Franca das ações promovidas pela CIPA    divulgar ações da CIPA no site da FATEC Franca e suas redes sociais.

O que é CIPA?

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é instituída pela Norma Regulamentadora nº 5 do Ministério do Trabalho através da Portaria GM nº 3214, de 8 de junho de 1978.

Ela tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Toda empresa que admita trabalhador como empregado deve constituir a CIPA.

Ela é composta de representantes do empregador e dos empregados em proporções iguais.

Os representes do empregador (titulares e suplentes) são por ele designado.

Os representantes dos empregados (titulares e suplentes) são eleitos por seus pares.

O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.

As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado.

Integrantes CIPA FATEC Franca Gestão 2022/2023

# Nome Membro Tipo Função
1 Alessandro Ramos Carloni Eleito Titular Membro Vice Presidente
2 Claudio Eduardo Paiva NDA NDA Comissão
3 Davi Maxmillan Silva NDA NDA Comissão
4 Erica Aparecida Araujo NDA NDA Diretor da Unidade
5 Fabricio Faleiros Fernandes Designado Suplente Membro
6 Jaqueline Brigladori Pugliesi NDA NDA Comissão
7 Natalie Rodrigues Alves Ferreira de Andrade Designado Titular Membro Presidente

Plano de Trabalho

  1. Atividades Mensais CIPA. Seguir Cronograma de Atividades Mensais da CIPA. Realizar todas as atividades propostas pela CIPA durante a Gestão 2022/2023 (de 26/10/2022 á 20/10/2023)
  2. Reunião mensal da comissão CIPA FATEC Franca 2022/23. Reunir mensalmente a comissão da CIPA para discutir objetivos e metas.  
  3. Validades dos Extintores:    Verificação das datas de validade dos extintores      Verificar as validades dos extintores do prédio da FATEC Franca. (01/11/2022 a 22/12/2022)           
  4. Mapa de Risco: Criação do Mapa de Riscos. Criar mapa de riscos para identificar riscos no prédio da FATEC Franca (de 01/11/2022 à 23/12/2022).            
  5. SIPAT Planejamento, Organização e Promoção do SIPAT: Planejar, organizar e promover o SIPAT de 2023. De 01/11/2022 à 31/05/2023.      
  6. Implementação da PCMSO e PPRA Colaboração no desenvolvimento e implementação da PCMSO, PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho. Colaboração no desenvolvimento e implementação da PCMSO, PPRA e de outros programas de segurança. De 01/11/2022 à 20/10/2023.           
  7. Acidentes de Trabalho: Acompanhamento, monitorização, investigação e notificação de acidentes de trabalho caso ocorram. Acompanhar, monitorizar, investigar e notificar acidentes de trabalho  .         
  8. laca de controle de acidentes de trabalho. Criação de placa de controle estatistico de acidentes de trabalho (junho 2023). Informar sobre acidentes de trabalho na FATEC Franca. De 01/11/2022  a 30/06/2023.          
  9. Prevenção de Acidentes: Apresentação de vídeos educativos sobre prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Informar forma de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.            
  10. Processo Eleitoral CIPA 2023/2024   Elaboração de Processo Eleitoral da CIPA 2023/2024 (agosto) Promover a eleição da comissão da CIPA 2023/2024. De 01/08/2023 a 27/10/2023.         
  11. Adequação do Prédio para Acessibilidade: Solicitação e adequações para acessibilidade do Térreo do Prédio. Adequar o térreo do prédio da FATEC Franca para acessibilidade. De 01/11/2022  a 30/03/2023.           
  12. Palestras educacionais: Palestras educativas trimestrais com equipe de bombeiros do município.  Informar e preparar ouvintes para prevenção de acidentes.          
  13. Promoção de ações de saúde. Ações de promoção de saúde mensais, seguindo o calendário do Ministério da Saúde. Promover campanhas de saúde seguindo o calendário do Ministério da Saúde.           
  14. 14. Divulgação das ações da CIPA: Divulgação no site FATEC Franca das ações promovidas pela CIPA    divulgar ações da CIPA no site da FATEC Franca e suas redes sociais.

Sobre

A Congregação da Fatec Franca é o órgão máximo de supervisão do ensino, da pesquisa e da extensão de serviços à comunidade, obedecidas as diretrizes gerais da política educacional do CEETEPS.

Responsabilidades

  • Fazer cumprir as diretrizes que conduzem à consecução dos objetivos da Faculdade;
  • Aprovar e fixar normas para os diversos assuntos da vida acadêmica em geral, avaliando os resultados e propondo medidas para o seu contínuo aperfeiçoamento;
  • Apreciar projetos de criação ou extinção de cursos de graduação e os conjuntos das disciplinas afins;
  • Coordenar propostas de alterações de ementas, cargas horárias, normas para a contratação de docentes, número de vagas oferecidas nos cursos, etc., visando atualizar a estrutura curricular;
  • Coordenar e aprovar os programas de pesquisa e de prestação de serviços à comunidade;
  • Apreciar o relatório anual e a proposta orçamentária da Faculdade apresentados pela Diretoria;
  • Propor, coordenar e executar convênios com instituições para o aprimoramento técnico de recursos humanos, e ou para a prestação de serviços;
  • Aprovar as indicações de professores para a realização de cursos especiais;
  • Resolver, em grau de recurso, os casos de competência que lhe forem submetidos e manifestar-se sobre assuntos que devam ser submetidos a apreciação por órgãos superiores;
  • Nomear comissões para estudar assuntos específicos;
  • Conferir aos alunos formandos o título correspondente ao curso de graduação concluído.

Composição

  • PRESIDENTE DO COLEGIADO: diretor da Fatec Franca - 1 membro
  • COORDENADORES: coordenadores dos cursos da Fatec Franca - 4 membros.
  • REPRESENTANTES DOCENTES PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR III: membros eleitos por votação do corpo docentes (Professores) - 3 membros
  • REPRESENTANTES DOCENTES PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR II: membros eleitos por votação do corpo docentes (Professores) - 3 membros
  • REPRESENTANTE CORPO DISCENTE: membro eleito do corpo por votação do corpo discente (Estudantes) - 1 membro
  • REPRESENTANTE SERVIDOR ADMINISTRATIVO: membro eleito por votação dos funcionários da Fatec Franca - 1 membro
  • REPRESENTANTE DA COMUNIDADE EXTERNA: membro da comunidade (sem vínculo com a Fatec) - 1 membro
  • SECRETÁRIA: 1 membro (Administrativo)

Atual composição (2023) dos membros da Congregação

 

  • Secretária da Congregação
    1. Profa. Especialista Fabiana Careta
  • Diretor (a) e Presidente da Congregação
    1. Profa. Dra. Érica Aparecida Araujo
  • Representante(s) dos Funcionários Administrativos
    1. Sr (a). Maria Izabel Alves Pereira 
  • Coordenador(a) do Curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial
    1. Profa. Me. Érica de Souza Santos
  • Coordenador(a) do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    1.  Prof Me. Antonio Clementino Neto
  • Coordenador(a) do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos
    1. Prof Dr. Fernando Dandaro
  • Coordenador(a) do Curso de Tecnologia em Desenvolvimento Multiplataformas Software.
    1. Prof. Me. Claudio Eduardo Paiva
  • Representante(s) do(s) docente(s) – Professor de Ensino Superior III
    1. Prof. Dr. Daltro   Oliveira de Carvalho
    2. Profa. Dra. Maria Silvia Pereira Rodrigues Alves Barbosa
    3. Profa. Dra. Liene Cunha Viana Bittar
  • Representante(s) do(s) docente(s) – Professor de Ensino Superior II
    1. Prof. Me. Tadeu Artur de Melo Junior
    2. Profa. Me. Ana Claudia Nery Salomão
    3. Profa. Me. Alessandro Ramos Carloni
  • Representante(s) do(s) discente(s)
    1. Sr. Carlos Alberto Ide
  • Representante da Comunidade Externa (Congregação)
    1. Sra. Cláudia Roberta Neves

Sobre

A CPA tem por finalidade conduzir a avaliação institucional, segundo critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação superior, a orientação da expansão de sua oferta, o aumento permanente de sua eficácia institucional e a efetividade acadêmica e social.

Competências

  1. conduzir os processos internos de avaliação institucional, considerando os seguintes aspectos:
    1. elaborar o Projeto de autoavaliação Institucional, formulando os objetivos, a metodologia e os procedimentos, respeitando o perfil, a missão, os objetivos, as metas e as estratégias da Instituição;
    2. demonstrar a toda a comunidade acadêmica as finalidades da avaliação institucional;
    3. esclarecer a importância do processo de avaliação institucional como instrumento norteador das ações e transformações necessárias ao pleno desenvolvimento da Instituição;
    4. planejar o processo de avaliação institucional, para que o mesmo ocorra de maneira participativa, coletiva, autônoma e inovadora;
    5. adotar providências para disponibilizar os recursos humanos e materiais necessários à condução adequada do processo de avaliação institucional;
    6. garantir o sigilo, viabilizar a eficácia do banco de dados, das informações coletadas no processo de avaliação institucional, e decidir sobre o acesso às informações coletadas no processo;
    7. assegurar o caráter processual e contínuo da avaliação institucional;
    8. garantir que os resultados do processo de avaliação institucional sejam amplamente divulgados e encaminhados às comunidades interna e externa à Unidade;
  2. sistematizar e prestar informações solicitadas pela CPA das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza;
  3. elaborar, analisar e encaminhar, às instâncias competentes, relatórios e pareceres referentes ao processo de autoavaliação;
  4. sistematizar informações visando ao aperfeiçoamento das políticas de avaliação;
  5. acompanhar, permanentemente, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI);
  6. elaborar, acompanhar e encaminhar, aos órgãos competentes, eventual termo de saneamento de deficiências de curso.

Membros (2023) 

Membros

Representante

E-mail

Helcimara Affonso de Souza

corpo docente – representante GPI (Presidente da CPA)

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Felipe de Pádua

corpo docente – representante GRH

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Fernando Martins

corpo docente – representante ADS

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Everson José de Freitas Pereira

corpo docente – representante DSM

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Fabiana Goulart de Souza Barrado

corpo técnico-administrativo

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Tais Delfino Silva

corpo discente

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Eleuza Aparecida de Oliveira

comunidade externa

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Relatórios 

Muito importante todos participarem de forma ativa do processo de avaliação institucional, de forma a conferir maior transparência, isenção, e qualidade no processo de avaliação sempre com objetivo de buscarmos a excelência no ensino e formação integral.

Relatórios por ano (em formato PDF)

Cadastre-se pelo link abaixo para ser informado sobre os próximos cursos de extensão oferecidos pela Fatec Franca:

 

https://forms.gle/AKYBUZ2wcMpR4N4o6