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O que é CIPA?
CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é instituída pela Norma Regulamentadora nº 5 do Ministério do Trabalho através da Portaria GM nº 3214, de 8 de junho de 1978.
Ela tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Toda empresa que admita trabalhador como empregado deve constituir a CIPA.
Ela é composta de representantes do empregador e dos empregados em proporções iguais.
Os representes do empregador (titulares e suplentes) são por ele designado.
Os representantes dos empregados (titulares e suplentes) são eleitos por seus pares.
O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.
As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado.
Integrantes CIPA FATEC Franca Gestão 2022/2023
# | Nome | Membro | Tipo | Função |
---|---|---|---|---|
1 | Alessandro Ramos Carloni | Eleito | Titular | Membro Vice Presidente |
2 | Claudio Eduardo Paiva | NDA | NDA | Comissão |
3 | Davi Maxmillan Silva | NDA | NDA | Comissão |
4 | Erica Aparecida Araujo | NDA | NDA | Diretor da Unidade |
5 | Fabricio Faleiros Fernandes | Designado | Suplente | Membro |
6 | Jaqueline Brigladori Pugliesi | NDA | NDA | Comissão |
7 | Natalie Rodrigues Alves Ferreira de Andrade | Designado | Titular | Membro Presidente |
Gestões anteriores
- Ata de posse da gestão 2021-2022 (em formato PDF)
Plano de Trabalho
- Atividades Mensais CIPA. Seguir Cronograma de Atividades Mensais da CIPA. Realizar todas as atividades propostas pela CIPA durante a Gestão 2022/2023 (de 26/10/2022 á 20/10/2023)
- Reunião mensal da comissão CIPA FATEC Franca 2022/23. Reunir mensalmente a comissão da CIPA para discutir objetivos e metas.
- Validades dos Extintores: Verificação das datas de validade dos extintores Verificar as validades dos extintores do prédio da FATEC Franca. (01/11/2022 a 22/12/2022)
- Mapa de Risco: Criação do Mapa de Riscos. Criar mapa de riscos para identificar riscos no prédio da FATEC Franca (de 01/11/2022 à 23/12/2022).
- SIPAT Planejamento, Organização e Promoção do SIPAT: Planejar, organizar e promover o SIPAT de 2023. De 01/11/2022 à 31/05/2023.
- Implementação da PCMSO e PPRA Colaboração no desenvolvimento e implementação da PCMSO, PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho. Colaboração no desenvolvimento e implementação da PCMSO, PPRA e de outros programas de segurança. De 01/11/2022 à 20/10/2023.
- Acidentes de Trabalho: Acompanhamento, monitorização, investigação e notificação de acidentes de trabalho caso ocorram. Acompanhar, monitorizar, investigar e notificar acidentes de trabalho .
- laca de controle de acidentes de trabalho. Criação de placa de controle estatistico de acidentes de trabalho (junho 2023). Informar sobre acidentes de trabalho na FATEC Franca. De 01/11/2022 a 30/06/2023.
- Prevenção de Acidentes: Apresentação de vídeos educativos sobre prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Informar forma de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
- Processo Eleitoral CIPA 2023/2024 Elaboração de Processo Eleitoral da CIPA 2023/2024 (agosto) Promover a eleição da comissão da CIPA 2023/2024. De 01/08/2023 a 27/10/2023.
- Adequação do Prédio para Acessibilidade: Solicitação e adequações para acessibilidade do Térreo do Prédio. Adequar o térreo do prédio da FATEC Franca para acessibilidade. De 01/11/2022 a 30/03/2023.
- Palestras educacionais: Palestras educativas trimestrais com equipe de bombeiros do município. Informar e preparar ouvintes para prevenção de acidentes.
- Promoção de ações de saúde. Ações de promoção de saúde mensais, seguindo o calendário do Ministério da Saúde. Promover campanhas de saúde seguindo o calendário do Ministério da Saúde.
- 14. Divulgação das ações da CIPA: Divulgação no site FATEC Franca das ações promovidas pela CIPA divulgar ações da CIPA no site da FATEC Franca e suas redes sociais.
O que é CIPA?
CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é instituída pela Norma Regulamentadora nº 5 do Ministério do Trabalho através da Portaria GM nº 3214, de 8 de junho de 1978.
Ela tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Toda empresa que admita trabalhador como empregado deve constituir a CIPA.
Ela é composta de representantes do empregador e dos empregados em proporções iguais.
Os representes do empregador (titulares e suplentes) são por ele designado.
Os representantes dos empregados (titulares e suplentes) são eleitos por seus pares.
O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.
As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado.
Integrantes CIPA FATEC Franca Gestão 2022/2023
# | Nome | Membro | Tipo | Função |
---|---|---|---|---|
1 | Alessandro Ramos Carloni | Eleito | Titular | Membro Vice Presidente |
2 | Claudio Eduardo Paiva | NDA | NDA | Comissão |
3 | Davi Maxmillan Silva | NDA | NDA | Comissão |
4 | Erica Aparecida Araujo | NDA | NDA | Diretor da Unidade |
5 | Fabricio Faleiros Fernandes | Designado | Suplente | Membro |
6 | Jaqueline Brigladori Pugliesi | NDA | NDA | Comissão |
7 | Natalie Rodrigues Alves Ferreira de Andrade | Designado | Titular | Membro Presidente |
Plano de Trabalho
- Atividades Mensais CIPA. Seguir Cronograma de Atividades Mensais da CIPA. Realizar todas as atividades propostas pela CIPA durante a Gestão 2022/2023 (de 26/10/2022 á 20/10/2023)
- Reunião mensal da comissão CIPA FATEC Franca 2022/23. Reunir mensalmente a comissão da CIPA para discutir objetivos e metas.
- Validades dos Extintores: Verificação das datas de validade dos extintores Verificar as validades dos extintores do prédio da FATEC Franca. (01/11/2022 a 22/12/2022)
- Mapa de Risco: Criação do Mapa de Riscos. Criar mapa de riscos para identificar riscos no prédio da FATEC Franca (de 01/11/2022 à 23/12/2022).
- SIPAT Planejamento, Organização e Promoção do SIPAT: Planejar, organizar e promover o SIPAT de 2023. De 01/11/2022 à 31/05/2023.
- Implementação da PCMSO e PPRA Colaboração no desenvolvimento e implementação da PCMSO, PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho. Colaboração no desenvolvimento e implementação da PCMSO, PPRA e de outros programas de segurança. De 01/11/2022 à 20/10/2023.
- Acidentes de Trabalho: Acompanhamento, monitorização, investigação e notificação de acidentes de trabalho caso ocorram. Acompanhar, monitorizar, investigar e notificar acidentes de trabalho .
- laca de controle de acidentes de trabalho. Criação de placa de controle estatistico de acidentes de trabalho (junho 2023). Informar sobre acidentes de trabalho na FATEC Franca. De 01/11/2022 a 30/06/2023.
- Prevenção de Acidentes: Apresentação de vídeos educativos sobre prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Informar forma de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
- Processo Eleitoral CIPA 2023/2024 Elaboração de Processo Eleitoral da CIPA 2023/2024 (agosto) Promover a eleição da comissão da CIPA 2023/2024. De 01/08/2023 a 27/10/2023.
- Adequação do Prédio para Acessibilidade: Solicitação e adequações para acessibilidade do Térreo do Prédio. Adequar o térreo do prédio da FATEC Franca para acessibilidade. De 01/11/2022 a 30/03/2023.
- Palestras educacionais: Palestras educativas trimestrais com equipe de bombeiros do município. Informar e preparar ouvintes para prevenção de acidentes.
- Promoção de ações de saúde. Ações de promoção de saúde mensais, seguindo o calendário do Ministério da Saúde. Promover campanhas de saúde seguindo o calendário do Ministério da Saúde.
- 14. Divulgação das ações da CIPA: Divulgação no site FATEC Franca das ações promovidas pela CIPA divulgar ações da CIPA no site da FATEC Franca e suas redes sociais.
Sobre
A Congregação da Fatec Franca é o órgão máximo de supervisão do ensino, da pesquisa e da extensão de serviços à comunidade, obedecidas as diretrizes gerais da política educacional do CEETEPS.
Responsabilidades
- Fazer cumprir as diretrizes que conduzem à consecução dos objetivos da Faculdade;
- Aprovar e fixar normas para os diversos assuntos da vida acadêmica em geral, avaliando os resultados e propondo medidas para o seu contínuo aperfeiçoamento;
- Apreciar projetos de criação ou extinção de cursos de graduação e os conjuntos das disciplinas afins;
- Coordenar propostas de alterações de ementas, cargas horárias, normas para a contratação de docentes, número de vagas oferecidas nos cursos, etc., visando atualizar a estrutura curricular;
- Coordenar e aprovar os programas de pesquisa e de prestação de serviços à comunidade;
- Apreciar o relatório anual e a proposta orçamentária da Faculdade apresentados pela Diretoria;
- Propor, coordenar e executar convênios com instituições para o aprimoramento técnico de recursos humanos, e ou para a prestação de serviços;
- Aprovar as indicações de professores para a realização de cursos especiais;
- Resolver, em grau de recurso, os casos de competência que lhe forem submetidos e manifestar-se sobre assuntos que devam ser submetidos a apreciação por órgãos superiores;
- Nomear comissões para estudar assuntos específicos;
- Conferir aos alunos formandos o título correspondente ao curso de graduação concluído.
Composição
- PRESIDENTE DO COLEGIADO: diretor da Fatec Franca - 1 membro
- COORDENADORES: coordenadores dos cursos da Fatec Franca - 4 membros.
- REPRESENTANTES DOCENTES PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR III: membros eleitos por votação do corpo docentes (Professores) - 3 membros
- REPRESENTANTES DOCENTES PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR II: membros eleitos por votação do corpo docentes (Professores) - 3 membros
- REPRESENTANTE CORPO DISCENTE: membro eleito do corpo por votação do corpo discente (Estudantes) - 1 membro
- REPRESENTANTE SERVIDOR ADMINISTRATIVO: membro eleito por votação dos funcionários da Fatec Franca - 1 membro
- REPRESENTANTE DA COMUNIDADE EXTERNA: membro da comunidade (sem vínculo com a Fatec) - 1 membro
- SECRETÁRIA: 1 membro (Administrativo)
Atual composição (2023) dos membros da Congregação
- Secretária da Congregação
- Profa. Especialista Fabiana Careta
- Diretor (a) e Presidente da Congregação
- Profa. Dra. Érica Aparecida Araujo
- Representante(s) dos Funcionários Administrativos
- Sr (a). Maria Izabel Alves Pereira
- Coordenador(a) do Curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial
- Profa. Me. Érica de Souza Santos
- Coordenador(a) do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Prof Me. Antonio Clementino Neto
- Coordenador(a) do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos
- Prof Dr. Fernando Dandaro
- Coordenador(a) do Curso de Tecnologia em Desenvolvimento Multiplataformas Software.
- Prof. Me. Claudio Eduardo Paiva
- Representante(s) do(s) docente(s) – Professor de Ensino Superior III
- Prof. Dr. Daltro Oliveira de Carvalho
- Profa. Dra. Maria Silvia Pereira Rodrigues Alves Barbosa
- Profa. Dra. Liene Cunha Viana Bittar
- Representante(s) do(s) docente(s) – Professor de Ensino Superior II
- Prof. Me. Tadeu Artur de Melo Junior
- Profa. Me. Ana Claudia Nery Salomão
- Profa. Me. Alessandro Ramos Carloni
- Representante(s) do(s) discente(s)
- Sr. Carlos Alberto Ide
- Representante da Comunidade Externa (Congregação)
- Sra. Cláudia Roberta Neves
Sobre
A CPA tem por finalidade conduzir a avaliação institucional, segundo critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação superior, a orientação da expansão de sua oferta, o aumento permanente de sua eficácia institucional e a efetividade acadêmica e social.
Competências
- conduzir os processos internos de avaliação institucional, considerando os seguintes aspectos:
- elaborar o Projeto de autoavaliação Institucional, formulando os objetivos, a metodologia e os procedimentos, respeitando o perfil, a missão, os objetivos, as metas e as estratégias da Instituição;
- demonstrar a toda a comunidade acadêmica as finalidades da avaliação institucional;
- esclarecer a importância do processo de avaliação institucional como instrumento norteador das ações e transformações necessárias ao pleno desenvolvimento da Instituição;
- planejar o processo de avaliação institucional, para que o mesmo ocorra de maneira participativa, coletiva, autônoma e inovadora;
- adotar providências para disponibilizar os recursos humanos e materiais necessários à condução adequada do processo de avaliação institucional;
- garantir o sigilo, viabilizar a eficácia do banco de dados, das informações coletadas no processo de avaliação institucional, e decidir sobre o acesso às informações coletadas no processo;
- assegurar o caráter processual e contínuo da avaliação institucional;
- garantir que os resultados do processo de avaliação institucional sejam amplamente divulgados e encaminhados às comunidades interna e externa à Unidade;
- sistematizar e prestar informações solicitadas pela CPA das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza;
- elaborar, analisar e encaminhar, às instâncias competentes, relatórios e pareceres referentes ao processo de autoavaliação;
- sistematizar informações visando ao aperfeiçoamento das políticas de avaliação;
- acompanhar, permanentemente, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI);
- elaborar, acompanhar e encaminhar, aos órgãos competentes, eventual termo de saneamento de deficiências de curso.
Membros (2023)
Membros |
Representante |
|
Helcimara Affonso de Souza |
corpo docente – representante GPI (Presidente da CPA) |
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Felipe de Pádua |
corpo docente – representante GRH |
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Fernando Martins |
corpo docente – representante ADS |
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Everson José de Freitas Pereira |
corpo docente – representante DSM |
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Fabiana Goulart de Souza Barrado |
corpo técnico-administrativo |
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Tais Delfino Silva |
corpo discente |
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Eleuza Aparecida de Oliveira |
comunidade externa |
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Relatórios
Muito importante todos participarem de forma ativa do processo de avaliação institucional, de forma a conferir maior transparência, isenção, e qualidade no processo de avaliação sempre com objetivo de buscarmos a excelência no ensino e formação integral.
Relatórios por ano (em formato PDF)
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