Vagas 40 no período noturno
Duração 6 semestres (3 anos)
Ingresso Por meio de Vestibular ou de Vagas Remanescentes, realizados duas vezes por ano
Custo TOTALMENTE GRATUITO
Coordenador Prof. Me. Cláudio Eduardo Paiva
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Justificativa do curso

O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é um dos setores que mais gera vagas de emprego no país. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o mercado nacional emprega 1,56 milhão de trabalhadores atualmente, com mais de 40 mil postos de trabalho criados em 2019. Desse montante, 42,8% está em São Paulo. A previsão é de que o setor demande, até 2024, 70 mil profissionais por ano, cerca de 20 mil a mais do que se formam em cursos da área de TIC.  A subárea Softwares e Serviços TIC, uma das principais em que o egresso poderá atuar, possui 656.711 postos de trabalho, com um aumento de quase 30 mil vagas em 2019, ainda segundo estudo da Brasscom.

Destaca-se ainda o grande crescimento no número de startups no Brasil, empresas que geralmente absorvem grande número de desenvolvedores, por terem seus modelos de negócio centrados em TI. Em 2019, o Brasil já tinha 12.700 empresas neste modelo, 27% a mais que em 2018, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

O CST em Desenvolvimento de Software Multiplataforma apresenta as seguintes inovações que buscam alinhar o conteúdo oferecido ao que é demandado pelo mercado e às necessidades específicas do público atendido:  

Objetivo do curso

O Curso Superior Tecnológico em Desenvolvimento de Software Multiplataforma tem como objetivo formar profissionais capazes de desenvolver software para diversas plataformas, tais como Web, Desktop, Móvel, em Nuvem Internet das Coisas, empregando conceitos de Segurança da Informação e Inteligência Artificial. Assim como especializar profissionais para trabalhar com metodologias ágeis de gestão de projetos, versionamento, integração e entrega contínua de software, visando desenvolver soluções de software que atendam os critérios de qualidade exigidos pelo mercado. Além disso, pretende-se preparar os egressos para estabelecer relacionamentos produtivos; desenvolver a capacidade de comunicação, inclusive em língua estrangeira; utilizar raciocínio lógico; gerar soluções inovadoras; saber posicionar-se enquanto profissional e cidadão ético, com responsabilidade social e ambiental.   

Perfil profissional do egresso do curso

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Software Multiplataforma tem como perfil o profissional que projeta, desenvolve e testa software para múltiplas plataformas, aplicações em Nuvem e Internet das Coisas. Seleciona e aplica conceitos, métodos e tecnologias de Linguagens de Programação, Banco de Dados, Engenharia de Software, Segurança da Informação e Inteligência Artificial, propondo soluções tecnológicas. Realiza análise estatística de dados para apoiar a tomada de decisão. Coordena projetos e equipes de desenvolvimento de software.  

Áreas de Atuação 

O egresso do Curso Superior Tecnológico em Desenvolvimento de Software poderá atuar em grandes empresas, como especialista ou gestor; em empresas menores, com perfil de atuação mais generalista; por conta própria, no modelo autônomo, bem como empreender e criar sua própria empresa. Organizações não-governamentais. Órgãos públicos. Institutos e Centros de Pesquisa. 

No CST em Desenvolvimento de Software Multiplataforma para o desenvolvimento dos projetos interdisciplinares serão empregadas a Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos e a Aprendizagem Baseada em Desafios. Além disso, a gestão dos projetos será realizada por meio de Metodologias Ágeis de Projetos. Os referidos projetos subsidiarão o Portfólio Digital que o aluno construirá no decorrer do curso. Para auxiliar o desenvolvimento e avaliação dos projetos foram elaborados manuais e modelos que estarão à disposição dos docentes e discentes do curso. 

Diploma de Tecnólogo, Certificações Intermediárias e Microcertificações  

Ao final do CST em Desenvolvimento de Software Multiplataforma o egresso receberá o diploma de Tecnólogo em Desenvolvimento de Software Multiplataforma e no decorrer o curso obterá 6 Microcertificações e 3 Certificações Intermediárias 

 As Microcertificações são compostas por conjuntos de, no máximo, 3 disciplinas e as Certificações Intermediárias por conjuntos de 8 ou mais disciplinas.  

Cada Microcertificação garantirá uma medalha digital, conhecida no mercado como Badge, enquanto uma Certificação Intermediária garantirá um dos seguintes Certificados: Desenvolvedor Front-End, Desenvolvedor Back-End ou Desenvolvedor para Dispositivos Móveis. Desta forma, o aluno terá feedback de desempenho durante todo curso, obtendo medalhas digitais e certificados.  

As Microcertificações e as Certificações Intermediárias são organizadas da seguinte maneira: 

Certificações do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma

Período Tipo de certificação Nome da certificação Conjunto de Disciplinas
1o semestre Microcertificação Front-End Básico Engenharia de Software I
Design Digital
Desenvolvimento Web I
2o semestre Certificação Intermediária Desenvolvedor Front-End Modelagem de Banco de Dados
Banco de Dados Relacional
Algoritmo e Lógica de Programação
Engenharia de Software II
Desenvolvimento Web II
+ Microcertificação Front-End Básico
3o semestre Microcertificação Design Patterns Básico Técnica de Programação I
Técnica de Programação II
Estrutura de Dados
4o semestre Certificação Intermediária Desenvolvedor Back-End Banco de Dados não relacional
Desenvolvimento web III
Gestão Ágil de Projetos de Software
Sistemas Operacionais e Redes de Computadores
Integração e Entrega Contínua
+ Certificação Intermediária Desenvolvedor Front-End.
5o semestre Microcertificação UX Básico Interação Humano Computador
Experiência do Usuário
  Certificação Intermediária Desenvolvedor para Dispositivos Móveis Banco de Dados Relacional
Banco de Dados não relacional
Internet das Coisas e Aplicações
Programação para Dispositivos Móveis I
Programação para Dispositivos Móveis I
+Microcertificação Design Patterns Básico
6o semestre Microcertificação DevOps Básico Integração e Entrega Contínua
Segurança no Desenvolvimento de Aplicações
Qualidade e Testes de Software
    Computação em Nuvem Básico Computação em Nuvem I
Computação em Nuvem II
    Inteligência Artificial Básico Aprendizagem de Máquina
Processamento de Linguagem Natural