Imprimir

Mensagem da Profª Laura Laganá (Superintendente do CPS) aos alunos sobre a volta às aulas de forma remota

Com o fim do recesso escolar no início da próxima semana, professores e estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades e Tecnologia (Fatecs) estaduais voltam às atividades na próxima quarta-feira (22). Até 30 de abril, eles vão participar de capacitações sobre a utilização de ferramentas de aprendizagem virtual. As aulas começam a ser retomadas em formato remoto a partir de 4 de maio, conforme o cronograma adotado por cada unidade.

Para as Etecs, por exemplo, está prevista uma série de atividades que incluem masterclasses (expressão inglesa que se refere a aula dada por especialista em determinado tema) com profissionais estabelecidos em diversos setores produtivos. A primeira será com o especialista em soluções de tecnologia da Microsoft, Francisco Bezerra, que vai falar sobre utilização de ferramentas da empresa norte-americana para o ambiente escolar na próxima quinta-feira (23). Também haverá aula sobre como começar a investir com poucos recursos, com um dos criadores do Favelado Investidor, Murilo Duarte.

“Este período é muito importante para que estudantes e professores se familiarizem e se adaptem às novas rotinas de aprendizagem”, explica a diretora do Grupo de Supervisão Educacional da Unidade do Ensino Médio e Técnico do (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS) Sabrina Rodero Feereira Gomes. “Temos que ter criatividade e competência para superar esses desafios que nos são impostos pela pandemia.”

O calendário das Fatecs para o primeiro semestre de 2020 também prevê um plano de capacitação com atividades para que educadores e alunos se preparem para o ensino e aprendizagem em ambiente virtual. São orientações fundamentais para garantir que estudantes tenham acesso e consigam aproveitar os conteúdos elaborados e disponibilizados pelos professores como, por exemplo, compartilhamento de experiências em metodologias ativas aplicadas às aulas online.

“Nosso objetivo é nos prepararmos para esse momento de transformação digital, mantendo a excelência do processo de ensino que é a marca das Fatecs em todo o Estado”, avalia o coordenador de Ensino Superior de Graduação do CPS, Rafael Alves. Supervisores e gestores pedagógicos regionais já se capacitaram para usar plataformas eletrônicas para trabalho e ensino a distância.

Atendendo às recomendações do Governo do Estado e das autoridades de saúde, recessos inicialmente programados para determinados períodos entre os meses de abril, julho e outubro foram concentrados entre os dias 23 de março e 21 de abril. A medida foi tomada para proteger a comunidade escolar e servidores, visando reduzir a proliferação do coronavírus.

Tutoriais

Os dois primeiros vídeos com tutoriais para os alunos sobre o Microsoft Teams, ferramenta de aprendizagem virtual utilizada pelo CPS, já estão disponíveis na internet. Todos os estudantes e professores das Etecs e Fatecs podem acessar os recursos do aplicativo pelo celular ou computador por intermédio do e-mail institucional.

Apresentados pelo coordenador de projetos do Grupo de Estudo de Educação a Distância (Geead), Sandro Valérius, os vídeos abordam temas sobre como acompanhar as atividades propostas pelos professores, acessar conteúdos, interagir com colegas, fazer comentários e esclarecer dúvidas. Os dois primeiros tratam de uma apresentação geral da ferramenta e a ambientação do aluno.

Confira o vídeo de introdução:

 

Fonte: Centro Paula Souza